Daniel Tavares, treinador de Juniores “E” Sub-11, do Clube Recreativo de Ferreira de Aves, no concelho de Sãtão, levou um cartão branco, durante uma partida referente à primeira jornada, disputada esta segunda-feira, no terreno do Grupo Cultural e Desportivo “Os Ceireiros”, na Beselga, em Penedono.
Na página do Facebook da equipa de formação pode se ler: “Os valores e princípios que o Clube Recreativo de Ferreira de Aves-Formação tenta transmitir vão muito para além do futebol, queremos também que os nossos atletas sejam cada vez mais melhores pessoas. Este propósito foi, mais uma vez, demonstrado hoje quando o treinador da nossa equipa masculina de Sub-11, Daniel Tavares, foi “admoestado” com o cartão branco pelo facto de, ao perceber que a equipa adversária, “Os Ceireiros”, iria iniciar a partida com apenas 6 jogadores, decidiu também entrar em campo com o mesmo número de atletas. Apesar de não termos vitórias na competição ainda, e apesar de termos perdido o jogo, poderíamos ter usado a superioridade numérica como vantagem, mas não são estes os valores que tentamos passar aos nossos jovens atletas.”
O cartão branco foi lançado em 2015 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e premeia comportamentos eticamente relevantes. Destina-se a ser exibido pelos árbitros quando se verificam atitudes claras de ‘fair-play’ de atletas, dirigentes ou do público. Em dezembro de 2020, o cartão branco já tinha sido mostrado 2.500 vezes nos campeonatos nacionais.
Foto: C. R. Ferreira de Aves – Formação
https://viseunow.sapo.pt/cartao-branco-para-treinador-de-sub-11-do-ferreira-de-aves/